Crédito imagem: PH Almeida

 

Ana Clara Garmendia é jornalista profissional diplomada pela PUC do Rio Grande do Sul em 1991. Trabalhou rapidamente na RBS de Bagé, sua terra natal, mas foi em Curitiba, Paraná, onde realmente começou sua carreira.
Depois de algum tempo trabalhando como free-lancer, Ana Clara Garmendia passou a integrar a equipe do jornal Folha de Londrina, sucursal Curitiba, no qual escreveu durante seis anos uma coluna sobre comportamento, sociedade e moda.

 Na ponte aérea Paris-Curitiba desde fevereiro de 2006, Ana Clara é credenciada junto à câmara francesa de moda e acompanha os desfiles de alta-costura e prêt-à-porter parisienses. 

Durante oito anos foi colunista do jornal Gazeta do Povo, Paraná, com a coluna Agora é Moda, pioneira em streetstyle no país.
Por dez anos, Ana Clara mantém no ar o site www.anaclara.com.br, que a partir de 2006 passou a ser publicado como um blog com pitadas de street-fashion (fotos feitas pela própria jornalista nas ruas de Paris) e comparativos dos grandes desfiles internacionais que a jornalista presencia, além de um panorama de outros grandes eventos de moda na Europa e Estados Unidos. 

Ana Clara atua também como fotógrafa de moda. No Brasil, a jornalista e fotógrafa tem várias colaborações no site Chic, revista MAG (São Paulo Fashion Week), revistas Têxtil, Glamour e é colaboradora da Vogue Brasil, onde assina regularmente colunas de streetstyle com textos e fotos de sua autoria, sendo pioneira de streetstyle no Brasil e apontada como uma das mais importantes no gênero no mundo.

No exterior Ana tem trabalhos publicados nos sites Style.com, Vogue.It e The Telegraph. 

Como empresária de comunicação de moda tem foco na elaboração de conteúdo e tendências para empresas. Esse serviço é plenamente embasado em pesquisas internacionais de moda e contam com o atendimento exclusivo da jornalista.  

Recentemente Ana começou a agência Garmendia Press, onde, além de atender ela mesma seus clientes, faz a ponte entre novos profissionais e o mercado nacional e internacional. Ana tem hoje em sua cartela de clientes labels como Pátio Batel, Dior, Vogue Brasil, Glamour Brasil e a plataforma de bloggers FHits. 


 Em dezembro de 2013, Ana lançou seu primeiro livro: Retratos de uma Cidade do Século 21, uma tiragem primo. Com destaque na imprensa nacional e internacional, a obra está traduzida em cinco línguas e vendidas em muitos países pelo mundo. 

Nas redes sociais Ana está registrada no instagram como @anagarmendia. Facebook: Ana Clara Garmendia.